terça-feira, 7 de janeiro de 2014

2º ENCONTRO DO CIRCULO DE SEMENTES DE SÃO BRÁS



NO DIA 14 DE DEZEMBRO
REALIZOU-SE O 2º ENCONTRO
 DO CIRCULO DE SEMENTES DE SÃO BRÁS 



AQUI FICA O RESUMO DESTE ENCONTRO 


Olá a todos,


.. e bom ano a todos com boas sementeiras pelo meio!


Para quem não pode estar presente no encontro do passado dia 14 de Dezembro segue um pequeno resumo do que lá foi discutido e decidido.

Como já tinha sido referido anteriormente, o objectivo do encontro era conseguir fazer uma lista das variedades que o círculo irá recolher neste novo ano. No entanto, entre algumas dúvidas e indecisões a verdade é que a maioria ainda não tomou esta decisão. Assim ficou acordado que até meados de Janeiro todos iriam enviar a(s) sua(s) variedade(s).


Também falámos da possibilidade de fazer já um pedido durante este mês de Janeiro para aqueles que têm algum excedente de sementes que queiram enviar para o banco. Já contactei a Drica e a Pepa e podemos efectuar um pedido entre todos (mesmo os que não tenham sementes para enviar para o banco).



Seguem algumas dúvidas que surgiram no encontro e as respostas das coordenadoras:


1) Algumas pessoas têm sementes que não sabem o nome da variedade. Nesta situação esta pode ser enviada para o banco? Para este primeiro pedido, não existem diários de campo. É possível enviar? A que questões cada um deve responder sobre a semente para que possa ser enviada para o banco? 
Podem enviar as sementes sem diário de bordo mas com o máximo de informação possível ( nome do agricultor, local, data aproximada da colheita, onde o agricultor arranjou as sementes) 


2) É possível enviarem o catálogo actualizado?
Podemos enviar o catálogo sim mas tenho de estar no nosso portátil ainda esta semana enviamos


3) No caso de ser possível fazer o envio/pedido, qual a quantidade mínima de uma variedade que podemos enviar? A quantidade enviada é equivalente à recebida? Podem pedir a quantidade que desejarem até um quarto da quantidade que lá estiver( se bem que não temos ainda muitas quantidades nem variedades) depois quando as plantinhas derem semente só precisam de enviar de volta ao banco a mesma quantidade que receberam, mas se tiverem mais, podem enviar mais se assim o desejarem :)


4) Recomendações? 
Nesta fase inicial o que sugerimos é que tentem encontrar variedades locais e que tentem multiplicar e recolher as suas sementes, assim cada Circulo estará a cuidar da Biodiversidade local :) 



Concluindo, 



- para os que não conseguem arranjar uma variedade podem sempre pedir ao banco e começar por aí, comprometendo-se a enviar a mesma ou mais quantidade do que aquela recebida.


- para os que têm sementes recolhidas o ano passado e queiram enviar para o banco manifestem esse interesse até ao dia 15 de Janeiro. Depois arranjaremos forma de reunir tudo e fazer o envio para o banco. (Não se esqueçam de reunir o máximo de informação sobre a semente e ter certeza que esta não é transgénica nem híbrida)


-até ao dia 15 de Janeiro todos têm que enviar email informando qual a variedade que pretendem cultivar durante este ano com o registo de todos os dados no diário de campo.


-assim que receber o catálogo actualizado reencaminho para todos.



Qualquer questão disponham.
Bom ano, boas sementeiras e muita alegria nas hortas.