terça-feira, 16 de julho de 2013

CÍRCULO DE SEMENTES DE SÃO BRÁS




NO DIA 15 DE JUNHO 
REALIZOU-SE O 1º ENCONTRO
 DO CIRCULO DE SEMENTES DE SÃO BRÁS 

PARTILHAMOS CONVOSCO O RESUMO DESTE ENCONTRO 

Na reunião do passado dia 15 Junho marcaram presença 7 pessoas (Carlos, Fernando, Liana, Alexandra, Helena, Nélia e José) e tivemos a oportunidade de nos conhecermos e de definirmos os próximos passos para a criação do Círculo de Sementes de São Brás.
Após as apresentações e alguma conversa sobre agricultura foi apresentado aos presentes a Iniciativa de São Brás em Transição e os projectos em curso, pelo Carlos, o Fernando e a Liana. De seguida o Carlos apresentou o projecto do Círculo de Sementes e explicou o seu funcionamento aos presentes.


No final o Fernando e o Sr. José conduziram o grupo numa visita à Horta Comunitária do Nascimento.


Em conjunto decidimos que:

1. O círculo será constituído por 12 elementos, os primeiros 12 a confirmar a sua vontade em participar, e caso surjam mais pessoas interessadas será iniciado um novo círculo.

2. O segundo círculo será criado em conjunto com o primeiro e poderá funcionar em parceria mas de forma independente.

3. O nome do primeiro círculo será Circulo de Sementes de São Brás

4. A dinamização do círculo será efectuada por rotatividade, ou seja, em cada ano um novo elemento (com vontade) dinamizará o círculo, sendo este escolhido no primeiro encontro desse mesmo ano.

5. O primeiro dinamizador do Círculo de São Brás será o Carlos.

6. O(s) círculo(s) irão organizar uma Oficina de Recolha e Conservação de Sementes (data sugerida 31 de Agosto, ainda por confirmar) conjugado com um evento de demonstração de variedades tradicionais recolhidas na zona serrana pelo Plano LARA / Associação In Loco (data sugerida 1 de Setembro, ainda por confirmar)

7. Serão efectuados 3 a 4 encontros por ano ficando o dinamizador responsável por sugerir datas e local da realização dos mesmos.